terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Volta às aulas!


Enfim o ano realmente se inicia. A maioria dos pais dão graças a Deus, pois já não tinham mais opções de entretenimento para seus filhos, sem falar no $$$ para bancar tudo isso. Eu confesso que faço parte dessa estatística. Já não tinha mais opções para distraí-la.

As aulas da minha filha começam amanhã e hoje foi a reunião de pais para conhecer os novos professores e para esclarecerem algumas mudanças, afinal, ela agora foi para o 2º ano do ensino fundamental, a antiga 1ª série. A partir de agora não tem mais tia pra cá, tia pra lá, é professora. 
Todos devem ser responsáveis por seu material e passarão a ter o calendário das matérias. Eles orientaram a deixarmos eles mesmos arrumarem suas mochilas com o material necessário para cada dia da semana. Eu acho ótimo. Eu queria mesmo mudar um pouco a rotina aqui em casa com relação a essas coisas. Normalmente eu arrumava a lancheira, a mochila, corrigia os trabalhos de casa à medida que ela ia fazendo, enfim, não deixava ela ser responsável pelas coisas dela. Tudo bem, ela só tem seis anos, mas é de pequeno que se aprende. Então decidi esperar o ano acabar e prometi que em 2014 seria diferente.

Hoje conversei com ela e expliquei a importância de ser responsável por suas coisas e como ela deveria fazer. Falei, também, sobre os trabalhos de casa, onde eu normalmente a ajudava a fazer e agora não ajudarei mais e nem tão pouco vou corrigir. Prefiro que ela faça sozinha, uma vez que a própria professora afirmou que todo conteúdo enviado para casa foi falado em sala de aula, portanto, ela precisa testar o que aprendeu. Antigamente eu corrigia e ela, claro, sempre ganhava um “muito bom”. Quero que ela erre e seja corrigida pela professora. Claro que em caso de alguma dúvida não deixarei de ajudar.

Quanto ao material, também expliquei a necessidade de que ela arrume a mochila todos os dias para a próxima aula. Claro que, escondida, vou conferir se ela fez a coisa certa.

Além do calendário de matérias, criamos, juntas, uma rotina diárias para que ela não se perca em seus compromissos. Acho que a organização faz com que as coisas funcionem sem estresse.

Relacionamos as atividades e assim fica mais fácil até ela acostumar com as coisas que precisa fazer. A intenção é acabar com aquela história de ficar se desgastando em mandar mais de vinte vezes a criança ir tomar banho, fazer o dever. Acredito que com o quadro de tarefas, incluindo higiene e lazer, ela consiga assimilar melhor e daqui a pouco nem precise do quadro.

Com relação ao material, queria ter comprado tudo em dezembro, mas com a correria de final de ano e o período em que ficamos viajando, as coisas ficaram para janeiro. Optei por comprar o material ao invés de pagar a tal taxa no colégio. Há um tempo atrás pesquisei e confirmei que gastaria bem menos se eu mesma comprasse. Claro que para muitos essa opção caiu do céu. Realmente sair para comprar material escolar não é tarefa fácil e exige muita paciência.

Os livros eu sofri um pouco. Havia comprado tudo pela internet em uma livraria conhecidíssima, mas após todo procedimento ser feito e aguardar por 12 dias pelos livros, eles simplesmente cancelaram minha compra alegando que ocorreu um problema com a operadora do cartão de crédito. Oi? Não poderiam ter feito contato comigo? Infelizmente isso me atrapalhou e muito. Ontem precisei correr atrás dos livros e nem todos estavam disponíveis. Lição disso: Nunca mais compro livros escolares pela internet.

Tudo em ordem, agora só falta colocar em prática.


Nenhum comentário: